Fui parar na delegacia!

E hoje eu fui parar na delegacia!!!

Não! Não se preocupem! Não aconteceu nada demais! 🙂

É que eu me inscrevi para ser voluntária num evento (depois eu conto qual), e é exigido que os voluntários tenham um “clearance record”  (o nosso “nada consta”) na polícia.

Fiquei encantada!  Delegacia limpíssima, logo na entrada há um guichê de informações, onde contei o que precisava e ganhei um formulário para preencher e uma senha. Esperei (menos de 5 minutos) quando minha senha foi chamada. Fui atendida por um funcionário super atencioso que pediu duas formas de identificação (aqui são sempre duas) + o formulário preenchido + a carta do lugar onde vou atuar como voluntária (durante apenas um dia). Paguei 25 dólares (YES, aqui a gente paga para poder ter a oportunidade de trabalhar de graça!), mas estou fazendo isso com muito prazer porque a causa que estarei ajudando é muito nobre (depois eu conto!!). Preenchi também meu endereço num envelope, e o meu “nada consta” vai ser enviado para a minha casa pelo correio.

QUE  DIFERENÇA das (muitas) vezes em que estive em delegacias no Rio de Janeiro quando:

  • minha casa foi assaltada na Ilha do Governador
  • minha filha foi assaltada na rua em que eu morava no Cosme Velho e nós tivemos que ir na delegacia reconhecer o ladrão
  • o carro em que eu estava com meu marido foi roubado (os ladrões ao levarem o carro apontaram armas na cabeça). Fomos na delegacia e o policial com muita má vontade levou DUAS HORAS para preencher o boletim de ocorrência
  • meu filho foi sequestrado dentro do Campus da UFRJ e depois que libertaram ele os bandidos roubaram o carro e  nós tivemos que ir na delegacia do Catete dar parte do roubo. Ficamos ouvindo piadinhas dos policiais (que na realidade tinham cara de bandidos) e brincavam “ah… o localizador do carro mostrou que está na favela da Maré… vamo lá buscar..”   (isso orque sabem que o lugar é perigoso e que a polícia não tem coragem de entrar lá à noite).  Embora o carro tivesse rastreador as polícias militar e civil do Rio de Janeiro não fizeram NADA para recuperar o carro (um Audi A3 zero km), embora tivéssemos o endereço exato onde o carro estava, dado pela companhia de rastreamento. Como a polícia não foi lá, os ladrões descobriram que o carro tinha rastreador e desmontaram o carro inteiro!

Ou seja, ir numa delegacia no Rio de Janeiro é um dos piores tormentos que uma vítima pode passar. Em todas as vezes me senti quase como sendo assaltada de novo, tal a má vontade e falta de profissionalismo dos policiais que me atenderam.

Aqui em Vancouver fui atendida com uma atenção, eficiência e simpatia que me deixaram abismada.

E o funcionário que me atendeu, ao ver no formulário que eu era originária do Rio de Janeiro comentou “Ah… tenho muita vontade de conhecer o Rio mas já me falaram que é uma cidade perigosa…. é verdade?”

Adivinhem qual foi minha resposta……………….. rsrsrs

(ok, não fui tão radical… eu disse que se ele quiser mesmo ir, para levar o departamento todo junto com ele!)

Advertisements

About CeciliArchitect

World Traveler ~ Photographer ~ Social Media Specialist ~ Tourism Vancouver Certified Specialist ~ Independent Tour Manager and Events Coordinator ~ Blogger ~ Architect & Interior Designer (in my previous life)
This entry was posted in Posts em Português and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

26 Responses to Fui parar na delegacia!

  1. Thaisa-Rio says:

    Oi, Cecilia!!!

    Nossa, que acontecimentos tristes. Motivos bem grandes para querer uma vida em um lugar bem melhor que aqui. É uma vergonha como as coisas são realizadas no BR.

    Ah, parabéns, vi o post no onefromcanda. Muito successo e muitas coisas boas aconteçam nesse novo projeto.

    Boa semana,
    Beijos

    Thaisa-Rio

    Like

  2. Triste realidade a nossa no Brasil…
    Eu precisei ir na delegacia 2 vezes em Sao Paulo, nao ouvi piadinhas, mas nao posso dizer que fui assim tao bem tratada nao.
    Beijos e bom dia.

    Like

    • Pois é Juliana… Infelizmente, no Brasil paga-se altos impostos para NADA. Ou melhor…. paga-se muito para “aumentar a base” de certos partidos…. 😦
      Bjjjs e obrigada por entrar aqui na nova casa da Dupla! 🙂

      Like

  3. Turma do Balao says:

    Vivenciando os prazeres da vida Canadense…
    AAaaa o Canada, …
    Beijo enorme….

    Like

    • Beijosssss!!! Saudades de voces!!! Não querem vir passear por aqui agora no verão??? Me falem!
      Bjjjjjjs e sucesso para vcs! 🙂

      Like

    • Ahhhh…. o Canadá!!!

      Valeu CADA SEGUNDO de espera para ter nosso visto, não é mesmo queridos baloeiros??? Nossas lágrimas e aflição, sem saber “vai dar certo” / “não vai dar” não têm preço!!!

      MUITO MUITO MUITO extremamente feliz nesse país lindo onde todos os canadenses me dizem ‘Welcome New Canadian” !!!

      Sei que voces sentem o mesmo e fico mais feliz ainda!!! 🙂

      Muitos beijos!

      Dupla…. OOPS……. Cecilia

      Like

  4. Ainda bem que foi pra delegacia por uma boa razão! Viva o Canadá!
    Bjos

    Like

    • rsrsrs…. Nem me fale!
      Quando eu soube que iria precisar do tal “clearance record” eu fiquei muito preocupada….”oh my Gosh…. delegacia???”
      Fiquei muito feliz quando vi que delegacia pode ser uma coisa BEM legal (em termos de decoraçaão, eficiência, etc) e que o atendimento é tão cortês quanto o de um gerente de banco que acha voce um bom cliente! rsrs
      Amei!

      Like

  5. Todo mundo que me pergunta sobre ir ao Brasil e se eh perigoso, eu digo a verdade!
    Quando me perguntam sobre a copa do mundo, eu desencorajo todo mundo a ir e completo dizendo: Nao vale perder a vida para assistir de camarote o Brasil perder em casa. Melhor ver pela televisao… Pode parecer radical, as pessoas podem chamar como quiser, mas eu sou honesto e sincero comigo mesmo em primeiro lugar, patriotismo pelo Brasil nunca fez parte da minha vida e nao seria agora que iria fazer, alem de que, eu jamais vou ficar fazendo diplomacia pra agradar patriotas euforicos defensores do Brasil…

    Like

    • É, foi o que fiz! Disse para ele levar o departamento inteiro! rsrs Coitados! Acostumados com a calma daqui…creio que nem eles iriam conseguir assimilar a violencia local!
      Abs!

      Like

      • Alex says:

        Copa do Mundo… só fico aqui imaginando como isso vai estar. Socorro!!! Se eu estiver aqui, acho que vou dar uma fugidinha.
        E ah… yooooooo dupla!!! apresento a vocês o canadaselfemployed.tumblr.com !!!
        Visitas são benvindas…

        Like

    • hVerdade! Eu também morro de pena dessas pessoas inocentes, que andam aqui no transporte público, e mesmo tarde da noite estão com seus super celulares nas mãos em qualquer lugar da cidade…….
      Pessoas andando por aqui, sem medo (e sem assalto) com digital cameras que custam mais de 6 000 reais…..
      Quando me perguntam eu também não recomendo ir ao Brasil. Infelizmente, mas não posso recomendar. Vai que eu faço propaganda e depois leio no jornal que a pessoa morreu num assalto ou foi atingida por uma tampa de bueiro que explodiu em Copacabana? Como minha consciência iria ficar???
      Por isso que qdo esse policial daqui de Vancouver me perguntou eu falei “Olha… se vc quiser MESMO ir leve o departamento todo com vc!”
      (Até que fui “politicamente correta” e nem cheguei a falar que mesmo o departamento inteiro não daria conta do recado, caso houvesse um arrastão perto da Rocinha, ou da Maré, etc etc etc…)
      Enfim…. é triste mas não tenho como mentir nessas horas! 😦

      Like

      • E vc fez bem, o Brasil precisa de pessoas como vc, que enxergam a realidade, seja ela boa ou ruim, pois a maioria se ilude com um Brasil ufanista que nao existe nem nas historias em quadrinhos, eh o famoso “pintar o coco de cor-de-rosa e fingir que eh tudo lindo”. O Brasil chegou em um ponto que nao da mais. Essa copa do mundo vai provar ao mundo que o Brasil nao tem estrutura… Que governo eh esse que se gaba por ser 9 economia do mundo e nao da condicoes ao seu povo de viver? Eh ridiculo isso, assim fica facil crescer na economia (nao esta em 7 lugar como mentem nao, esta em 9). Enfim, eu lamento muito, pois nao queria que a imagem do Brasil fosse negativa desse jeito, pois embora eu nao tenha absolutamente NADA a ver com o Brasil, eh apenas o lugar onde nasci, as pessoas que nao sabem disso, podem pensar que sou igual aos demais, ja que venho do mesmo lugar… Ainda bem que nao estamos enraizados no chao e podemos fazer o bom uso da porta da rua, serventia melhor que essa, nao tem.

        Like

      • É verdade! É triste a situação e tenho que concordar com você!

        Como assim o “país é rico” e na lista dos 100 melhores aeroportos do mundo o Brasil não tem NENHUM na lista?

        O problema é que muitas pessoas não querem enxergar a verdade, preferem acreditar que moram “na melhor cidade do mundo” (já cansei de ler isso no FB na página de alguns conhecidos __ e olhe que não é gente que recebe bolsa família da presidenta!!).

        É triste. espero que os que lá ficaram façam mudanças políticas sérias, indispensáveis para o país voltar a ser o que poderia ter sido. Do jeito que está, duvido.

        Abs e obrigada pelo comment! 🙂

        Like

      • Eu te juro, de verdade, que eu adoraria ainda ter essa mesma esperanca… Mas cheguei num ponto que eu vejo muitos nao fazerem nada, o sistema ja os controla de uma tal forma, que so sabem reclamar, mas no final de semana, comem churrasco de ma qualidade, tomam cerveja barata e sofrem com futebol ruim, eles tem algo para fazer a vida deles “maravilhosa” no melhor pais do mundo, entao acho dificil surgir alguem capaz de querer mudar. Os que tem capacidade, sao vencidos pelo cansaco e por se respeitarem e terem ciencia de que merecem mais e melhor, acabam por enxergar que a unica saida que o Brasil tem hoje, se chama portao de desembarque internacional dos aeroportos. Doi isso, mas nao eh culpa nossa, somos vitimas de um sistema que nao deu certo, nao aconteceu. Eu ja espero que os que la ficam e amam o Brasil, sejam felizes da sua propria forma, porque eu nao consigo ser la. Sei que tem quem me julgue, nao aceite… mas eh aquilo, eu sou honesto e verdadeiro comigo mesmo. O meu amor proprio vem antes de qualquer coisa e eu nao vou me deixar de lado, por um pais e um governo que quer mais eh que eu pague impostos e me lasque… Eu gosto de quem gosta de mim, rs…

        Like

  6. Wilma says:

    Oi DuplaCanadense/Cecília…gente vc mudou e eu não consigo me entender aqui…agora é esse o substituto do Dupla? Espero q sim.
    Sempre q ouço aqui aquelas notícias escabrosas, como foi o assalto a um restaurante em pleno horário de almoço, que dos 30 clientes, apenas 3 foram a delegacia, isso em Botafogo, lembro de você, aliás lembro toda hora do que você se livrou, considere-se uma FELIZARDA!!! isso aqui está me dando asno, penso que a mídia quer que toda população fique deprimida/aterrorizada/empânico/doente, etc porque a alternativa a essas desgraças temos no noticiario novela das oito, Neimar x Barcelona, Marcos Feliciano, Casamento Gay ou Cura Gay, a Copa e promessas da senhora Dilma….se eu pudesse sairia daqui ontém…isso sem falar nos serviços que estão de ruim a péssimo…por falar nisso, como é o serviço de Internet aí no Canadá pra classe média ou seja para os que moram há mais de 70km do grande centro, se puder contar, já agradeço, porque aqui, acabei de querer Matar a VIVO!!! estou na procura do Presidente dessa jossa….Bjs e bom final de semana canadense…rsrsrs

    Like

    • haha… Yes Wilma!!! Nova casa e mostrando a cara! 🙂
      Se a Vivo te encher muito o saco, OOPS, a paciencia, PROCESSE eles! Eu já processei a Vivo uma vez e ganhei 5 mil reais.
      Eles são MUITO incompetentes, merecem processo sim!
      Aqui a gente paga 60 dólares (120 reais) de celular por mes com texto e conversas ilimitadas dentro do Canada e tarifa bem reduzida se quiser falar para o exterior (coisa que não faço até porque…..uma das coisas que eu realmente NÃO gosto é falar ao telefone!!!
      A Internet / TV a cabo por cabo aqui é MUITO mais barata que no Brasil.. Nem vou te falar quanto eu pago aqui e quanto pagava aí senão vc vai ficar com MUITA raiva! kkk
      Vai olhando a página da imigração…. veja todas as novidades…. qualquer hora dessas vejo você por aqui! 🙂
      bjs

      Like

  7. Thiago says:

    Nossa, Cecília, morei muitos anos na Ilha do Governador e nas duas vezes q fui à delegacia lá fui até bem atendido. Triste saber q a gente precisa ter um dia d sorte p/d fato ser bem atendido pelo funcionalismo público aqui no Brasil.
    Fiquei curioso p/saber desse evento!
    Em Setembro arrumo minhas malinhas p/conhecer a Vancouver d q vc tanto fala. Devo ir por Seatle e pegar um ônibus ou trem lá. Você já fez esse trajeto?

    Like

    • Olá Thiago!
      Obrigada pela visita! Volte sempre! O evento foi MUITO legal! Eu participei como fotógrafa voluntária no “Race for Kids 2013”. Voce pode procurar no tweeter #RaceForKids2013 e poderá ver fotos e links para o evento. Eu gostei muito de poder retribuir alguma coisa para o Canadá que nos acolheu tão bem! 🙂
      Voce vai AMAR Vancouver e está vindo na época certa. Tempo bom, muitos shows grátis, etc.
      Vir por Seattle não sei como é, mas creio que seja uma boa opção! Melhor talvez do que fazer conexão em Toronto e creio que a passagem para Seattle vá sair mais barata do que até Vancouver, mesmo considerando o trem ou onibus depois de Seattle. E ainda tem a vantagem de vc conhecer um lugar a mais, não é mesmo?
      Se eu for até Seattle antes de setembro contarei com o máximo de detalhes aqui no Blog para poder ajudar, ok?
      Abs e parabéns pela escolha do destino! 🙂

      Like

  8. Cindy says:

    Oiiee Dupla…. Cecilia!
    A vida aqui no Canada eh muito diferente da vida que levavamos no Brasil. Nos (marido e eu) somos do interior do RS, entao nao tinhamos as “favelas”, mas a vida la ja estava bem dificil, com a criminalidade a mil.
    Eh muito bom estar aqui!
    bjs

    Like

    • Oi Cindy!
      É verdade! O Sul sempre foi muito mais “civilizado” e sei por amigos que até Curitiba, Joinville, etc, que eram lugares calmos já está difícil…
      Voces fizeram muito bem em se mandar! 🙂
      Ainda mais agora que vai poder pedalar MIUTO aí em volta do lago, hein? 🙂
      Se voces vierem passear aqui nas bandas do Oeste avise, ok?
      Bjjjs!

      Like

  9. Wilma says:

    Oi Cecília, vou compartilhar esse texto do Gilberto Scofield Jr, eu poderia ter escrito, e tenho mais zilhões a acrescentar nele, e o mais engraçado que passei pela similar experiência:aqui onde moro entrei numa loja e tocava uma música evangélica altíssima, daí falei ao caixa enquanto pagava – essa música está muito alta, até atrapalha, no que ele respondeu – há pessoas que realmente se sentem mal ouvindo esse tipo de música,kkkkk MOR-RI!!! e me calei, adiantaria prosseguir??? Tudo dominado.
    O link: http://oglobo.globo.com/rio/um-rio-de-servicos-ruins-8627930

    Like

    • haha! Incrivel Wilma mas é verdade! A diferença de trtamento e serviços parece que é de outro planeta… oops…. melhor dizendo… de outra GALAXIA!!! 🙂
      Bjjjs para vc e obrigada pela visita!

      Like

  10. Marcia says:

    Oi Cecilia, eu tb moro no paraiso, ops… Vancouver, mais especificamente em Steveston (Richmond). Ja deixei alguns comentarios aqui. Estou escrevendo agora pq, bom…… como dizer isso….. fiquei curiosa em te conhecer (rs). Estou aqui desde 2010, vim com o marido e dois filhos, ambos meninos, agora com 12 e 14 anos. Se quiser tomar um cafe em Steveston entre em contato comigo. bj Marcia

    Like

    • Oi Marcia!
      Parabéns!!!! Aí é LINDO mesmo! Já fui duas vezes, na primeira fiz uma reportagem completa no meu blog velho (DuplaCanadense.blogspot.com) e há três semanas atrás estivemos aí com duas amigas brasileiras e passamos um domingo super agradável!
      Que pena, se eu já conhecesse você poderíamos ter marcado! Fica para a próxima!
      Estamos saindo amanhã para uma viagem que parece ser super-mega-hyper legal. Longe à bessa…….. SURPRISE! rsrsrs!
      Acompanhe aqui no Blog, embora não poderei colocar “live comments” porque no lugar não tem internet! rsrsrs Assim que possível eu vou colocar o “Travel Diary” no ar!
      Qdo eu regressar te mando email para combinarmos de nos conhecermos, vai ser ótimo! 🙂
      Bjjjjs
      Cecilia

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s