Canadá x Brasil – Mil Coisas #11

Diferenças entre Brasil e Canadá –

Mil Coisas #11

remedio (10 of 1)

Remédios

No Brasil há muito desperdício de remédios!  Por que?  Porque quando o seu médico manda voce tomar um antibiótico, por exemplo, muitas vezes ele diz “tomar por 3 dias” e na caixa vem remédio para mais de três dias.  O que você faz com esse remédio que sobra? Você deixa guardado no armário do banheiro para usar “se precisar novamente” e em geral você não precisa, a validade termina e o remédio vai para o …..   LIXO!

Isso sem falar que as embalagens são caras, porque os comprimidos muitas vezes vêm envoltos em alumínio + a caixa de papelão + a receita (que dependendo do remédio é composta por um monte se papel porque é enorme).

Como é isso no Canadá?

Aqui no Canadá (assim como nos Estados Unidos e em vááários países “civilizados” da Europa) os remédios “importantes” são vendidos APENAS se você tiver a “prescription” (receita médica). Não tem “jeitinho” .  Ou tem a prescription ou não tem.

E….

Não existe desperdício.  Você compra em caixas e frascos apenas os remédios “comuns”, tipo vitaminas, remédio para dor de ouvido, dor muscular, etc.  Para qualquer outro remédio,  ele vai ser manipulado na farmácia e você vai receber um frasco com a quantidade EXATA que o seu médico indicar.  Ou seja, se for um antibiótico, dai vir no frasco o número exato de drágeas que você precisa tomar,  nem uma à mais ou  à menos!

Resultado?  Remédios mais BARATOS!  Você não vai estar pagando embalagens caras, você vai receber um frasco de plástico, com o seu nome, o nome do seu médico e a instrução de como tomar o remédio!

Não é MUITO mais civilizado?????

Por que não fazem isso no Brasil?  Me ocorrem duas respostas:

1. A indústria farmaceutica deve fazer um lobby $$$ poderoso, porque quanto mais caro o remédio melhor.

2. Do jeito que tem safado espertalhão no Brasil, as farmácias não iriam usar o produto verdadeiro e iriam usar talco ou farinha de trigo ou sei lá o que para poder ter lucro. Então eu creio que um processo desses só dá para funcionar em lugar desenvolvido e onde os comerciantes não  façam o que dá na telha porque sabem que no Brasil não há punição.

Ou seja… num país que é pobre, as pessoas continuarão pagando muito mais por um frasco de remédios do que as pessoas de países mais ricos como Canadá, EUA e vários países europeus.  Triste realidade, mas infelizmente verdadeira.

Então… saiba que aqui no Canadá você provavelmente vai gastar menos com medicamentos se comparar com os similares brasileiros.

Um abraço a todos, um ótimo final de semana e não deixem de escrever suas experiências aqui nos comentários porque isso ajuda a todos que estão imigrando!

Nada melhor do que chegar no Canadá como Permanent Resident, ou como estudante ou como turista já conhecendo um pouquinho melhor sobre a modo  de vida, não é mesmo?

Também já falei de outras dez coisas que são diferentes aqui no Canadá…

#1 Motoristas  abrem caminho para veículos de socorro https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/28/canada-x-brasil-mil-coisas-1/
#2 Acesso facilitado para deficientes  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/30/canada-x-brasil-mil-coisas-2/
#3 Proibido fumar em parques, praças, etc  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/03/canada-x-brasil-mil-coisas-3/
#4 Sprinklers  e prevenção contra incêndios https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/07/canada-x-brasil-mil-coisas-4/
#5 Escadas rolantes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/15/canada-x-brasil-mil-coisas-5-2/
#6 No Canadá não tem “puxadinho” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/29/canada-x-brasil-mil-coisas-6/
#7 Usando vinagre e não é em manifestação https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/05/canada-x-brasil-mil-coisas-7/
#8 Levando resto de comida para casa https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/14/canada-x-brasil-mil-coisas-8/
#9 Até para tossir é diferente… https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/22/canada-x-brasil-mil-coisas-9/
#10 Post gigante: A saúde aqui em Vancouver https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/27/canada-x-brasil-mil-coisas-10/

Se gostou do que leu, peço um minuto da sua atenção para compartilhar o post com seus amigos do facebook e/ou com seus seguidores no Twitter.   Valeu! 🙂

Advertisements

About CeciliArchitect

World Traveler ~ Photographer ~ Social Media Specialist ~ Tourism Vancouver Certified Specialist ~ Independent Tour Manager and Events Coordinator ~ Blogger ~ Architect & Interior Designer (in my previous life)
This entry was posted in Posts em Português and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

13 Responses to Canadá x Brasil – Mil Coisas #11

  1. Isa says:

    Ah, Cecília!!!! Só digo uma coisa. Canada só dá para A.M.A.R s2 .

    Muito melhor mesmo!!! Acredita que como no BR iuiu , esse mesmo medicamento da foto não existe mg intermediário entre o mínimo de 25mg e o de 50mg ??? Aí o que acontece se você precisa de um valor entre eles??? O médico manda você corta o comprimido na metade e tomar 1 e 1/2 ( resultado, vc nunca toma a mesma quantia todos os dias, porque nessa quebra, acabasse perdendo um pouquinho na quantidade que esfarela ….) .

    Adorei as informações e os comentários do post anterior também está repleto delas.

    Boa semana ,

    Beijos

    Like

  2. Isa says:

    Ah, Cecília!!!! Só digo uma coisa. Canada só dá para A.M.A.R s2 .

    Muito melhor mesmo!!! Acredita que como no BR iuiu , esse mesmo medicamento da foto não existe mg intermediário entre o mínimo de 25mg e o de 50mg ??? Aí o que acontece se você precisa de um valor entre eles??? O médico manda você cortar o comprimido na metade e tomar 1 e 1/2 ( resultado, vc nunca toma a mesma quantidade todos os dias, porque nessa quebra, acaba-se perdendo um pouquinho na quantidade que esfarela ….) .

    Adorei as informações e os comentários do post anterior também está repleto delas.

    Boa semana ,

    Beijos

    Like

  3. Carolina says:

    Oi Cecilia! Tenho acompanhado seu blog há um mês e já li todas as postagens! hehehehe
    Nossa… como sonho em morar em Vancouver, mas meus planos agora é entrar na unicamp. Mas quem sabe com o ciencias sem fronteiras ou outro intercâmbio e vou passar um tempinho na terra gelada. E depois ir pra fazer mestrado e ser também permanent resident! 😀 Gostei muito de suas dicas e curiosidades!! Continue assim, nos deixando cada dia mais com vontade de viver no lindo Canadá!!

    Like

  4. Elainne says:

    Olá ex-dupla…faz muito tempo que não leio o blog de vocês…mas adorei ver as fotos e como sempre lê esses relatos tão cheios de detalhes sobre a vida canadense. Vou tentar falá-la de Cecília…mas já estou tão acostumada a me referir a dupla que não sei se consigo.
    Abraço,
    Elainne

    Like

    • Hahaha… Olá Elainne!

      Mas eu tinha que cumprir o prometido, não é? Eu avisava que quando o processo acabasse eu ia dizer quem era… rsrsrs
      E pode continuar chamando de Dupla porque eu gosto muito também! 🙂

      Abraços!

      Dupla….oops…… Cecilia 😉

      Like

  5. Elainne says:

    Ops…desculpe erro de digitação….Chama-la!
    Bjs
    E.

    Like

  6. Francelle says:

    Cecília, tinha vontade de mudar para o Canadá desde 2006… o tempo passou, fui me organizando nos últimos anos e em Março estou deixando o Brasil e chegando nessa terra que já amo de todo coração!! Estou aprendendo bastante com seu blog e agradeço por compartilhar seu conhecimento conosco!

    Like

    • Parabéns Francelle!

      Desejo super sucesso e creio que você vai gostar demais da conta! A qualidade de vida é fantástica! 🙂

      Que bom que está gostando do blog! Isso me motiva a continuar escrevendo! 🙂

      Like

  7. deamattos80 says:

    Também não sabia disso! Muito legal a série!!! Parabéns!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s