Canadá x Brasil – Mil Coisas #18

biblioteca-1

Diferenças entre Brasil e Canadá –

Mil Coisas #18

Bibliotecas

Uma coisa MUITO legal que existe aqui são as Bibliotecas!!! É impressionante! A foto acima é da Biblioteca Central de Vancouver. É um prédio lindo, com vários andares e com serviços totalmente informatizados.  Você pega livros de qualquer assunto de forma super simples e sem nenhuma burocracia.

Funciona assim:  Voce se cadastra na Biblioteca levando documento de identificação e um comprovante de residência (por exemplo: conta de luz, ou cópia do contrato de aluguel, ou etc) e então voce cadastra uma senha.  Vai receber um cartãozinho da biblioteca.

Depois disso voce poderá:  ou ir lá pessoalmente escolher os livros (há vários terminais onde voce escolhe ou assunto, ou nome do autor, ou nome do livro, etc)  ou, o que eu faço sempre que é  selecionar pela internet.  Vá em www.vpl.ca e escolha os livros que vc quer.  Se os livros estiverem emprestados, vai parecer na tela quantas pessoas estão na sua frente na fila para ler aquele determinado  livro (isso acontece com os “super lançamentos” e embora  a biblioteca muitas vezes  disponha de várias cópias, ainda assim você pode ter que esperar alguns dias).  Se o livro estiver em outra filial que não seja a sua, ele será levado para a sua filial.

Quando os livros que você quer ler ficam disponíveis, voce recebe um email da biblioteca dando o prazo de três dias para retirá-los.

Quando você chega lá, o(s) livro(s) que você selecionou estão em prateleiras especiais (chamadas “On Hold”)  identificadas por letras, onde a letra é a do sobrenome do usuário.  Voce vai na prateleira da letra do seu sobrenome e o(s) livro(s) estarão lá com uma etiqueta contendo o seu nome.

Para sair da biblioteca carregando os livros voce não precisa falar com ninguém. Há várias máquinas de “check out” onde você coloca o seu cartão da biblioteca para que o código de barras seja lido e em seguida voce coloca os livros para que o código dos mesmos seja lido. O recibo é impresso e neste recibo contém  a data em que você deverá devolver o(s) livro(s).   Caso você queira ficar com eles mais dias além do previsto, você deverá fazer uma renovação do empréstimo e isso pode ser feito de casa ou do celular, acessando o site da Biblioteca.

Na hora de devolver, também não precisa falar com ninguém. Você vai até a biblioteca e coloca o livro na esteira rolante que está sempre ligada. Nem precisa do cartão para devolver. Basta largar o livro lá na esteira e…….. pronto! 🙂

Não é o máximo???

Ah… e não é só isso!!! Cada bairro tem uma biblioteca “regional” e você pode entrar, sentar numa mesa com seu café e passar uma tarde lendo, num mobiliário confortável e com o silêncio de praxe das bibliotecas. Todas as bibliotecas “regionais” são conectadas com a Biblioteca Central, e caso o livro que você queira esteja numa biblioteca bem longe da sua casa, não se preocupe porque eles farão com que o livro chegue até  a sua filial!

O importante é…. ler!!!!  Aqui as pessoas lêem MUITO, o que é sempre bom, porque nada pior do que um povo inculto não é mesmo?!?!

Na Biblioteca Central há um andar inteiro dedicado a livros infantis. É muito legal ver as jovens mães com seus carrinhos de bebê sentadas lendo algum livro enquanto o filho maiorzinho se distrai com livros próprios para a idade.  Muito bom poder educar as crianças num ambiente assim, cercado por livros, educação e respeito ao próximo (mesmo no andar das crianças não se ouve gritos ou voz alta ou nada do tipo…). É realmente muito legal!

Paga-se quanto para se associar?   Zero

Paga-se quanto para emitir a carteirinha?  Zero

Paga-se quanto de taxa de anuidade?  ZERO

Pois é minha gente… um país que dá valor aos livros e que facilita a vida de quem quer ler e estudar só pode dar certo não é mesmo?

Há ainda salas para conferencias e estudos em grupo. São várias. Se você mora num apartamento pequeno, ou mesmo que more num apartamento grande e não queira ter a sua privacidade invadida, você pode marcar com seu grupo de estudar numa das salas reservadas da Biblioteca. Há ainda salas para workshops, etc.  Um espetáculo, realmente.

Pela foto da Biblioteca vocês já podem notar que livro aqui é “papo sério”… não é mesmo?!?!?!   🙂

Em contrapartida, quando eu estava para emigrar e poder sair _ definitivamente_  do Brasil, tentei de todas as formas DOAR os muitos livros que tínhamos para Bibliotecas e para Faculdades.  Não consegui!!!!  As respostas variavam indo do “não temos interesse” até a mais comum que era  “não temos como buscar”.  Livros. Grátis. E ninguém quis!  Vendi muitos pelo Mercado Livre e pela Estante Virtual a preços “arrasadores” e quando eu notava que a pessoa era legal, além do livro que a pessoa comprava eu mandava mais um ou dois de brinde, apenas para não ter que cometer o crime de jogar livros no lixo.

Muito triste lembrar a forma desastrosa como o Brasil administra a cultura…

Mas… se você morar no Canadá, pelo menos aqui em Vancouver uma coisa é certa: Não faltam excelentes bibliotecas e milhares de livros para você elevar sua cultura e seu espírito!

Abaixo os temas das diferenças já publicadas. Se quiser ler uma __ ou todas __ com detalhe basta clicar nos links! 🙂

CANADA x BRASIL : MIL COISAS que são diferentes no Canadá quando comparamos com o Brasil.

Essa série está no ar desde JULHO de 2013

Se você se “inspirar” nessa série, solicito, humildemente, que faça um crédito aqui para o Blog.  Não vai te tirar nenhum pedaço  você mostrar de onde veio sua “inspiração”.…      🙂     Obrigada.  

E se você quiser contribuir, contando sua experiência,  basta deixar seu comment e o devido  crédito será DADO !  😀  

Tenho tentado escrever a série 1 vez por semana (quando não estou viajado) que é para manter os leitores curiosos e não escrever muita coisa numa tacada só senão ninguém tem saco   paciência para ler!  🙂  Obrigada pela visita!!! 🙂

Posts já publicados sobre as Diferenças entre o Brasil e o Canadá

#1 Motoristas  abrem caminho para veículos de socorro https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/28/canada-x-brasil-mil-coisas-1/
#2 Acesso facilitado para deficientes  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/30/canada-x-brasil-mil-coisas-2/
#3 Proibido fumar em parques, praças, etc  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/03/canada-x-brasil-mil-coisas-3/
#4 Sprinklers  e prevenção contra incêndios https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/07/canada-x-brasil-mil-coisas-4/
#5 Escadas rolantes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/15/canada-x-brasil-mil-coisas-5-2/
#6 No Canadá não tem “puxadinho” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/29/canada-x-brasil-mil-coisas-6/
#7 Usando vinagre e não é em manifestação https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/05/canada-x-brasil-mil-coisas-7/
#8 Levando resto de comida para casa https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/14/canada-x-brasil-mil-coisas-8/
#9 Até para tossir é diferente… https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/22/canada-x-brasil-mil-coisas-9/
#10 Post gigante: A saúde aqui em Vancouver https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/27/canada-x-brasil-mil-coisas-10/
#11 Remédio só com pedido médico https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/04/canada-x-brasil-mil-coisas-11/
#12 Não se compra bebidas no supermercado https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/11/canada-x-brasil-mil-coisas-12/
#13 Violência e menores infratores https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/18/canada-x-brasil-mil-coisas-13/
#14 Segurança para todos. Capacetes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/25/canada-x-brasil-mil-coisas-14/
#15 Aqui não tem “flanelinha” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/08/canada-x-brasil-mil-coisas-15/
#16 Tirar dinheiro no caixa eletrônico https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/18/canada-x-brasil-mil-coisas-16/
#17 Roubo de cabos elétricos, etc https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/23/canada-x-brasil-mil-coisas-17/
#18 Bibliotecas https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/02/05/canada-x-brasil-mil-coisas-18/

Se gostou do que leu, que tal compartilhar com seus amigos do Facebook? Basta clicar no botãozinho do Facebook que está aí embaixo!  Obrigada!  🙂

Ah … voce também  pode clicar no Tweeter, no Google+… e em todos os outros botões das mídias sociais! 🙂

Advertisements

About CeciliArchitect

World Traveler ~ Photographer ~ Social Media Specialist ~ Tourism Vancouver Certified Specialist ~ Independent Tour Manager and Events Coordinator ~ Blogger ~ Architect & Interior Designer (in my previous life)
This entry was posted in Posts em Português and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Canadá x Brasil – Mil Coisas #18

  1. Thiago says:

    Como professor fiquei com inveja branca, Cecilia! Livro aqui é tão caro e tão difícil d achar… Basta ser d um assunto um pouco mais especializado e já era, NÃO TEM. A solução acaba sendo importar. Pelo menos livro n paga taxa, mas tem o iof do cartão… Uma pena…

    Like

    • Verdade Thiago! É muito triste a pouca importância que é dada à cultura no Brasil! Aqui, realmente, é um espetáculo! Não só as bibliotecas, mas todo o apoio (com cursos 100% subsidiados) que é dado aos imigrantes pelo Governo Canadense.
      Obrigada pela visita no Blog! 🙂

      Like

  2. Gabriel Domingues says:

    Muito interessante destacar esse ponto sobre o Canadá. Adorava ir a a VPL Central (da foto acima) quando estava em Vancouver. Estava sentindo falta dos seus posts da série “Canadá x Brasil – Mil Coisas”, mesmo não comentando em todos os posts, estou aqui sempre dando uma olhadinha e checando se há algum post novo. Parabéns pelo blog que me faz cada vez mais sentir saudades de Vancity. :/

    Like

    • Que com ter você por aqui Gabriel! Os posts sofreram umas “paradinhas” porque estivemos viajando para o Hawaii, Whistler e Colorado! Hoke mesmo vou colocar mais uma diferença no “ar”! 🙂
      Abraços!!!

      Like

  3. Nossa é incrível como as coisas são diferentes fora do Brasil, aqui só quem compra livro é rico. E como o Thiago falou quando se aprofunda num assunto não tem livro, acho que falta de leitura por aqui é um dos principais motivos do Brasil estar nessa situação.
    Penso em imigrar sei que não vai ser fácil, mas só de saber que o Canadá pode ser um verdadeiro paraíso para “devoradores de livros” já dá um ânimo a mais.
    Parabéns Cecilia é a primeira vez que venho no seu blog e gostei muito, principalmente da parte em inglês (ajuda a aprender), com certeza vou acompanhá-lo sempre agora.

    Like

    • É verdade Paula, infelizmente o pouco caso como a cultura é tratada no Brasil, é uma das razões para as coisas estarem como estão, e… infelizmente… com tendência só de piorar…

      Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado do Blog!

      Abs

      Cecilia

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s