Canadá x Brasil – Mil Coisas #20

Diferenças entre Brasil e Canadá –

Banheiros Químicos em Vancouver

Banheiros Químicos em Vancouver

Mil Coisas #20

Banheiros limpos (Canadá) x Sujeira nas ruas (Brasil) 

Nesse final de Carnaval (lá no Brasil), leio estarrecida  sobre a “privada a céu aberto” que se transformou o Rio de Janeiro.

Inúmeros blocos, sem controle algum, invadiram as ruas deixando um rastro de imundície “nunca dantes visto na história desse país”….

O que já era sujo e ruim, ficou  pior:  Os lixeiros estão em greve e a cidade virou uma lata de lixo. Os jornais hoje falam que há risco de doenças e epidemias, provenientes do lixo não recolhido (como se já não bastasse a dengue….).  Os lixeiros fazem greve mas a prefeitura diz que não dispõe de um “Plano B”.  Como assim? Sabem que a categoria vai entrar em greve e não contratam uma empresa particular para fazer a limpeza urbana? É só  “plumas, serpentinas e paetês”?  Que cidade é essa? Que administração é essa? Impostos pagos para que?

Foto de um dos melhores fotógrafos brasileiros, Leonardo Ramadinha. Carnaval Rio 2014.

Foto de um dos melhores fotógrafos brasileiros, e meu ex professor de fotografia, Leonardo Ramadinha. Carnaval Rio 2014.

Realmente, mijar em local público demonstra uma falta de educação e de civilidade enormes. Mas eu pergunto: As milhares de pessoas que frequentam os blocos vão mijar AONDE???  Eu nunca vi, em nenhum evento público realizado no Rio de Janeiro / São Paulo uma oferta de banheiros químicos em quantidade SUFICIENTE  _ e  com condições de higiene aceitáveis.  Normalmente são colocados pouquíssimos banheiros químicos (colocam alguns apenas “para constar” ), e para ter acesso a esses banheiros em geral é preciso pisar em poças e poças de mijo alheio porque os malfadados banheiros estão sempre em condições super precárias _  em que as pessoa não têm nem coragem de chegar perto, então acabam mijando no CHÃO.

Banheiro público no Brasil é assunto que deveria ser tema de tese de mestrado. Alguém deveria tentar explicar como algo que deveria ser simples consegue ser tão ruim!

Já começa pelos banheiros do aeroporto internacional, nojentos. São poucos cubículos, sem espaço para a mala de rodízios acompanhar o passageiro, com acontece em qualquer aeroporto civilizado do Planeta Terra.

No Brasil banheiro público significa agachar no chão e resolver seu problema por ali mesmo. Como se faz na S-E-L-VA.

Quer um exemplo? Dá uma volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas. São 7.2km de perímetro, no metro quadrado mais valorizado do Rio de Janeiro, quiçá do Brasil.  Imagine que você, por alguma razão, precisa fazer xixi, ou algo mais “sério”.  CADÊ O BANHEIRO????   Se você está acompanhado de um idoso ou de uma criança, que precisa trocar a fralda,  ou a criança é maiorzinha e  “bobeou” e sujou o short com xixi ou com cocô….  CADÊ o BANHEIRO?????  Não tem.

Ah… ok… talvez tenha nos “quiosques”  (que são particulares).  Os caras do quiosque vão deixar você usar o banheiro deles se você não está consumindo lá???  (aliás nem sei se os quiosques têm banheiro…  mesmo quando eu morava o Rio, ali mesmo na Lagoa, eu não frequentava os quiosques porque via as péssimas condições de higiene quando eu passava ao lado deles pela manhã, a caminho da academia).  De qualquer forma, mesmo que os quiosques tenham banheiros,  não são “banheiros públicos”  _ desses que ficam em qualquer praça, parque, montanha, praia, lago, etc.

Pergunto ainda: Os quiosques abrem pela manhã, que é um horário em que, presumivelmente, você iria passear com o vovô ou com o neném???  Claro que não!!! Sentiu vontade de mijar???  VIRE-SE como puder.  É por essas (e outras) que a ciclovia, que deveria ser um lugar agradável fede MUITO a mijo e outras “cositas” mais.

Como é no Canadá???  Aliás….durante minhas viagens tenho visto que isso  não é um privilégio apenas do Canadá…  A maioria dos lugares civilizados deste planeta conta com banheiros públicos em PROFUSÃO em todos os parques, praças, praias, etc.

Fora os banheiros que existem aqui em todo lugar (aliás todos os banheiros públicos, além de limpos, contam com papel higiênico, sabonete e toalha de papel  para secar a mão…)   há os BANHEIROS EXTRAS,  colocados em vários lugares da cidade para servirem ao público durante a realização de  “eventos extraordinários“.    São dezenas e dezenas de banheiros químicos espalhados pela cidade afora.  Fica tudo LIMPO, em volta, dentro, perto.  São banheiros. LIMPOS.  E as pessoas utilizam porque ninguém deve gostar de mijar no chão, feito bicho.

Se mijam no chão lá no Brasil, é porque o PODER PÚBLICO não dá condições de BEM ESTAR para a sociedade.

Por isso, se você está aplicando para ser Permanent Resident no Canadá, ou vai vir para o Canadá para estudar na expectativa de futuramente conseguir um visto de trabalho, meus parabéns! Eu imagino que você, assim como eu, vá gostar muito daqui!  Aqui você não vai ver a imundície que impera no Brasil.

Boa sorte a todos!  🙂

CANADA x BRASIL : MIL COISAS que são diferentes no Canadá quando comparamos com o Brasil.

Tenho tentado escrever a série 1 vez por semana que é para manter os leitores curiosos e não escrever muita coisa numa tacada só,  senão ninguém tem saco   paciência para ler!  🙂  Obrigada pela visita!!! 🙂

Posts já publicados sobre as Diferenças entre o Brasil e o Canadá:

#1 Motoristas  abrem caminho para veículos de socorro https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/28/canada-x-brasil-mil-coisas-1/
#2 Acesso facilitado para deficientes  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/30/canada-x-brasil-mil-coisas-2/
#3 Proibido fumar em parques, praças, etc  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/03/canada-x-brasil-mil-coisas-3/
#4 Sprinklers  e prevenção contra incêndios https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/07/canada-x-brasil-mil-coisas-4/
#5 Escadas rolantes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/15/canada-x-brasil-mil-coisas-5-2/
#6 No Canadá não tem “puxadinho” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/29/canada-x-brasil-mil-coisas-6/
#7 Usando vinagre e não é em manifestação https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/05/canada-x-brasil-mil-coisas-7/
#8 Levando resto de comida para casa https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/14/canada-x-brasil-mil-coisas-8/
#9 Até para tossir é diferente… https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/22/canada-x-brasil-mil-coisas-9/
#10 Post gigante: A saúde aqui em Vancouver https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/27/canada-x-brasil-mil-coisas-10/
#11 Remédio só com pedido médico https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/04/canada-x-brasil-mil-coisas-11/
#12 Não se compra bebidas no supermercado https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/11/canada-x-brasil-mil-coisas-12/
#13 Violência e menores infratores https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/18/canada-x-brasil-mil-coisas-13/
#14 Segurança para todos. Capacetes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/25/canada-x-brasil-mil-coisas-14/
#15 Aqui não tem “flanelinha” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/08/canada-x-brasil-mil-coisas-15/
#16 Tirar dinheiro no caixa eletrônico https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/18/canada-x-brasil-mil-coisas-16/
#17 Roubo de cabos elétricos, etc https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/23/canada-x-brasil-mil-coisas-17/
#18 Bibliotecas https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/02/05/canada-x-brasil-mil-coisas-18/
#19 Dirigindo com a bolsa https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/02/25/canada-x-brasil-mil-coisas-19/
#20 Banheiros Públicos https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/03/06/canada-x-brasil-mil-coisas-20/

Se gostou do que leu, que tal compartilhar com seus amigos do Facebook? Basta clicar no botãozinho do Facebook que está aí embaixo!  Obrigada!  🙂

Advertisements

About CeciliArchitect

World Traveler ~ Photographer ~ Social Media Specialist ~ Tourism Vancouver Certified Specialist ~ Independent Tour Manager and Events Coordinator ~ Blogger ~ Architect & Interior Designer (in my previous life)
This entry was posted in Posts em Português and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Canadá x Brasil – Mil Coisas #20

  1. Thiago says:

    Meu queixo caiu, disse tudo, Cecilia. Ótimo post! Eu odeio bloco, mas de uns anos p/cá a quantidade de banheiros químicos no carnaval aumentou e muito, ainda longe do ideal.
    É uma coisa bem cultural. Se por um lado tomamos vários banhos por dia, causando estranheza em alguns povos, por outro jogamos lixo no chão sem o menor pudor. Essa semana saiu até um vídeo do prefeito jogando, uma vergonha!
    Pior de tudo é a mídia local demonizando o pobre gari que, recebendo um salário de fome, entra em greve. A cidade está uma latrina com o lixo que não foi recolhido, mas lixo se joga na lata e não no meio da rua.

    Like

    • Putz! O próprio prefeito jogando lixo no chão? Que horror!

      Verdade, a falta de educação das pessoas jogando lixo no chão é horrível! Uma coisa que atrapalha bastante, além da pouca quantidade de latas de lixo, é o tamanho daquele geringonça que chamam de lata de lixo lá no Rio de Janeiro. Um treco de plástico, com uma “boca” mínima, em que não se consegue jogar nem um côco! Isso numa cidade tropical, que vende côco em tudo que é canto! Fizeram esse modelo “doido” de “lata” para dificultar a vida dos catadores de lixo / latinas, etc só que não resolve nada porque eles enfiam o braço lá dentro do mesmo jeito e ainda jogam um monte de treco no chão para facilitar o “acesso”…

      Thiago, obrigada pela visita ao Blog e por sua contribuição! 🙂

      Abs

      Cecilia

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s