Canadá x Brasil – Mil Coisas #21

Diferenças entre Brasil e Canadá –

Differences Between Brazil and Canada

Mil Coisas #21

Qual é a marca do seu carro?  Quem lava?

Ahh… legal… você comprou aquele carrão que vai matar todos os seus vizinhos de inveja.  O carro mais bonito do seu prédio, novinho em folha e agora até o porteiro está te dando um sorriso maior quando você sai do elevador.

Que máximo!!!  Ou, se você for de São Paulo, seus conhecidos todos estão dizendo “Que massa esse seu carro novo!”.

Aí eu te pergunto: “E quem LAVA o seu carro?”   Você vai me responder “Que pergunta cretina, é CLARO que é o zelador do prédio”.  Ou então você vai responder “Prefiro lavar o carro no posto, porque o zelador estava cobrando caro e não estava lavando direito, além de ficar cochilando dentro do meu carro com o rádio ligado”.

Aham…..   (Leia como  Ã-Ram….)

O que os seus vizinhos irão falar se virem você na garagem, de mangueira em punho, lavando o SEU PRÓPRIO carro???  

(1) “Tá vendo, gastou o dinheiro todo prá comprar o carro, agora não tem dinheiro nem pra pagar o porteiro prá lavar”….  

(2) “I… coitado, deve estar muito ruim de grana, vi ele lavando o carro hoje de manhã”….  

(3) “Xi…ele deve ter perdido o emprego…tá mal de finanças…qualquer hora dessas vai ter que vender aquele carrão, imagina que hoje ele estava lavando o carro, coitado…”

É verdade ou estou inventando alguma coisa?  

Voces já viram algum vizinho de voces, num condomínio de luxo no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília… LAVANDO o seu próprio carro????

Eu me lembro que lavar o carro no final de semana era (é) costume entre pessoas de classe média e média-baixa em bairros do subúrbio, periferias. Mas entre os “bacanas”? Os “ricos”?  Voces já viram “rico” no Brasil lavar carro??? 

Pois é…..

Aqui no Canadá, “todo mundo”  LAVA o seu próprio carro! E com muito prazer!

Claro, tem dezenas de lava-jatos pela cidade, e não custam caro mas tem pessoas que não gostam de lavar nas máquinas porque acreditam que eles arranham o carro, danificam limpadores de para-brisas, etc.

Aí… o que as pessoas fazem?  Vão para a garagem do prédio e sem o menor problema lavam o carro na área designada para tal!!! Simples assim!

Lavar o próprio carro é comuníssimo e ninguém está “nem aí” para a vida dos outros!  Aqui existem  também lugares que oferecem os serviços de lavagem manual (detailed washing) , mas  pouquíssimas pessoas usam. A maioria prefere mesmo pegar o balde e o pano e deixar o carro limpinho.   É um ótimo exercício (rsrs), voce não gasta dinheiro, o carro fica lavado “do seu jeito”  (mais capricho ou menos é escolha sua) e voce não fica “refém” de ter que pagar alguém para fazer uma coisa que você mesmo pode fazer. Bom demais!

Essa aí da foto  é uma vizinha do meu prédio. Tirei as foto meio que “escondida” dela (não sei se ela iria gostar de aparecer no meu blog rsrs), então as fotos estão meio tremidas… Sorry!

Detalhe: Olha o “carrinho”  da moça (ai meus sais) e a tranquilidade dela deixando o carro limpinho!

Querem uma vida assim?  Venham para o Canadá, melhor lugar não há!!!  🙂

Lavar seu carro no Canadá

Lavar seu carro no Canadá

blog-carro-2

CANADA x BRASIL : MIL COISAS que são diferentes no Canadá quando comparamos com o Brasil.

Tenho tentado escrever a série 1 vez por semana que é para manter os leitores curiosos e não escrever muita coisa numa tacada só,  senão ninguém tem saco   paciência para ler!  🙂  Obrigada pela visita!!! 🙂  Se você gostar da idéia, peço que mencione o Blog quando divulgar. Isso me motiva a continuar escrevendo e mostrando as diferenças que são mais marcantes quando comparamos os dois países.  Muito Obrigada! 🙂

Posts já publicados sobre as Diferenças entre o Brasil e o Canadá:

Se gostou do que leu, que tal compartilhar com seus amigos do Facebook? Basta clicar no botãozinho do Facebook que está aí embaixo!  Obrigada!  🙂

#1 Motoristas  abrem caminho para veículos de socorro https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/28/canada-x-brasil-mil-coisas-1/
#2 Acesso facilitado para deficientes  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/07/30/canada-x-brasil-mil-coisas-2/
#3 Proibido fumar em parques, praças, etc  https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/03/canada-x-brasil-mil-coisas-3/
#4 Sprinklers  e prevenção contra incêndios https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/07/canada-x-brasil-mil-coisas-4/
#5 Escadas rolantes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/15/canada-x-brasil-mil-coisas-5-2/
#6 No Canadá não tem “puxadinho” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/08/29/canada-x-brasil-mil-coisas-6/
#7 Usando vinagre e não é em manifestação https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/05/canada-x-brasil-mil-coisas-7/
#8 Levando resto de comida para casa https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/14/canada-x-brasil-mil-coisas-8/
#9 Até para tossir é diferente… https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/22/canada-x-brasil-mil-coisas-9/
#10 Post gigante: A saúde aqui em Vancouver https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/09/27/canada-x-brasil-mil-coisas-10/
#11 Remédio só com pedido médico https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/04/canada-x-brasil-mil-coisas-11/
#12 Não se compra bebidas no supermercado https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/11/canada-x-brasil-mil-coisas-12/
#13 Violência e menores infratores https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/18/canada-x-brasil-mil-coisas-13/
#14 Segurança para todos. Capacetes https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/10/25/canada-x-brasil-mil-coisas-14/
#15 Aqui não tem “flanelinha” https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/08/canada-x-brasil-mil-coisas-15/
#16 Tirar dinheiro no caixa eletrônico https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/18/canada-x-brasil-mil-coisas-16/
#17 Roubo de cabos elétricos, etc https://ceciliarchitect.wordpress.com/2013/11/23/canada-x-brasil-mil-coisas-17/
#18 Bibliotecas https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/02/05/canada-x-brasil-mil-coisas-18/
#19 Dirigindo com a bolsa https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/02/25/canada-x-brasil-mil-coisas-19/
#20 Banheiros Públicos https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/03/06/canada-x-brasil-mil-coisas-20/
#21 Lavando o seu carro https://ceciliarchitect.wordpress.com/2014/03/15/canada-x-brasil-mil-coisas-21/

 

Se gostou do que leu, que tal compartilhar com seus amigos do Facebook? Basta clicar no botãozinho do Facebook que está aí embaixo!  Obrigada!  :)

Advertisements

About CeciliArchitect

World Traveler ~ Photographer ~ Social Media Specialist ~ Tourism Vancouver Certified Specialist ~ Independent Tour Manager and Events Coordinator ~ Blogger ~ Architect & Interior Designer (in my previous life)
This entry was posted in Posts em Português and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Canadá x Brasil – Mil Coisas #21

  1. Thiago says:

    Mais um ótimo post, Cecilia!
    Engraçado pq isso não se aplica apenas à lavagem do carro. Vou te contar uma história.
    Minha diarista não estava fazendo um trabalho muito bom, dispensei. Era um gasto de, mais ou menos, R$600 por mês para o meu apartamento que tem uns 75m2. Não é enorme, mas também não é tão pequeno, dá trabalho, não acho que o preço fosse injusto p/ela vir uma vez na semana. Até achar outra diarista eu não ia deixar a minha casa virar um chiqueiro, obviamente. Dividi as tarefas pesadas em 2 dias e sempre passando aspirador durante a semana. Percebi que eu tenho tempo p/fazer essas tarefas, que, apesar de cansativas, não me incomodam. Até gosto! Comentei em uma roda de amigos. Todo mundo me olhou como se eu estivesse morrendo de fome, vendendo o almoço p/pagar a janta, o que, graças a Deus, não é o caso. As pessoas não conseguem conceber a ideia de alguém que limpa a própria casa, quem dirá o carro, que é muito mais fácil de limpar.

    Like

    • Obrigada pelo comment e pelo elogio ao post, Thiago!

      Muito engraçada a sua experiencia, e olha que dentro da sua casa, onde ninguém vê voce limpando e você só comentou com os seus amigos….

      Agora aproveita e faz a expediência de lavar o carro na garagem!!!! ha ha ha Vai virar o “assunto do dia” no seu prédio…. é capaz de quererem até organizar uma “vaquinha” para ajudar você a pagar o condomínio!!! rsrsrs

      Um abraço e obrigada pela visita! 🙂

      Cecilia

      Like

  2. Carmen says:

    Cecilia, tive que comentar. É bem interessante a sua comparação. Eu e meu marido, desde que nos casamos em mil novecentos e bolinha, sempre cuidamos de todas as tarefas domésticas, inclusive jardim e carros, mesmo podendo pagar para alguém fazer. Sempre foi por filosofia de vida mesmo e também porque achamos mais prático fazer quando a gente tem vontade e não precisar ficar esperando alguém nos dias marcados. Somos os ETs da família, of course. Considerados estranhos e canguinhas, mesmo que pela frente todo mundo elogie.

    Like

    • haha… Vc talvez more em casa… se morar em prédio, experimenta ir lavar o seu próprio carro na garagem…. kkkk….. É capaz até de virar notícia no jornal….

      A velha mania no Brasil… “O que os outros vão pensar”. Aqui ninguém dá a mínima bola para a vida alheia! Cada um na sua!

      Eu sempre odiei fazer unhas, mas no Rio tinha que ir à manicure uma vez por semana, porque uma profissional bem sucedida não é uma profissional bem sucedida se não estiver com as unhas impecáveis…

      Vc não imagina como sou feliz agora de ter as minhas unhas totalmente “ao natural” (nem base eu passo!). By the way, elas estão muito mais saudáveis do que na época em que tiravam cutícula (argh… eu odeio só de me lembrar do passado me deu arrepio….hahaha!!!) e aplicavam base + e camadas de esmalte… Argh… E aqui quase não se vê gente de unha pintada (quando aparece pode escrever que é brasileira ou australiana… entre canadenses e americanas é MUITO difícil ver, embora existam em pequeníssimo número…)

      Abraços! 🙂

      Cecilia

      Like

  3. Carmen says:

    Cecília, obrigada pela resposta. Sabe que me identifiquei com você, porque eu D E T E S T O fazer unha toda semana. Unha já nasce feita, ué! Faço quando sinto a pressão da minha irmã ou de outra pessoa, mas até fiz um cálculo de quanto tempo gastamos (brasileiras) durante a vida inteira fazendo unhas (tipo, uma hora, no mínimo, por semana: são 4 horas por mês, 48 horas por ano e, em, vamos dizer, 70 anos – se começar a fazer unhas aos 10 anos e for até 80 anos – 3.360 horas=140 dias inteiros). Nossa, me assustei de novo com o resultado, será que tá certo? Daria pra fazer um monte de trabalho voluntário, né não? Beijo.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s