Canadá x Brasil – Mil Coisas #23

Diferenças entre Brasil e Canadá –

Differences Between Brazil and Canada –

English reader? The main core of this post is published here.

Mil Coisas #23

Essa “diferença” não é uma particularidade entre o Brasil e o Canadá mas entre o Brasil e o RESTO DO MUNDO.

O Brasil é INACREDITÁVEL.

Eu já viajei por 26 países desse nosso maltratado planeta. Sempre, em qualquer lugar, de Londres até St Barths _ uma ilha minúscula no Caribe,  é possível comprar um CHIP para celular, instalar no seu telefone e  já sair da loja com telefone e internet funcionando.  Simples assim.

Ok, alguns países, como a França e a Suiça, pedem que seja preenchido um formulário contendo o endereço temporário e os  dados de identificação. Já aconteceu também,  uma vez, em Zurich, me pedirem o passaporte e tirarem uma cópia para arquivo. Só.  Em muitos outros lugares, eu compro o SIM Card em supermercados, quiosques ou até mesmo farmácias.

Para quem tem telefone desbloqueado, o chip (SIM Card)  é super vantajoso, porque evita-se pagar taxas de rooming, que em geral são exorbitantes.

E no Brasil???? Como é???

Ah…. no Brasil é diferente…. (claro, no Brasil TUDO é diferente…)

Estou para viajar ao Brasil por motivos familiares e lá fui eu procurar saber COMO FAZER para comprar um CHIP para meu iPhone 4S.

Primeira coisa que fiz: Fui ao website da operadora mais famosa.

Vocês ACREDITAM que faltando quase UM MÊS para a COPA DO MUNDO o website da operadora de telefonia celular NÃO TEM uma página em INGLÊS????

Eu pergunto a vocês:  O pobre do turista que precisa comprar um chip vai conseguir ler uma página em PORTUGUÊS???   Ah, então o cara antes de viajar para o Brasil tem que aprender a falar Português???

Cadê a ANATEL???  Não tem ninguém lá com capacidade para OBRIGAR  que  TODAS as empresas de telefonia tenham uma página em inglês, explicando ao turista como fazer para adquirir um celular, quanto custa, etc e tal????  É tão difícil assim????

Fiquei revoltada (ainda estou), porque mesmo não morando mais no Brasil (thanks GOD! Valeu!!!), toda vez que eu preciso resolver qualquer (q-u-a-l-q-u-e-r) assunto no Brasil eu me aborreço.

Fui na página de todas as operadoras.  Cada uma mais mal feita que a outra. Websites confusos, mal elaborados e de difícil navegação, até para mim, que tenho português como língua nativa.

O que descobri??? Que para comprar o chip é preciso CPF !!!!   Ok, para mim, não é problema. Mas vem cá…. como é que um estrangeiro vai fazer para comprar o CHIP????  Tem que aprender português antes de chegar ao Brasil (para poder navegar nos sites das operadoras de telefonia) e depois tem que tirar CPF???   Fala sério….

Ou então, vai acontecer o que é comum no Brasil: A “lei”  existe para ser quebrada. O cara não tem CPF, vai ter que “buscar”  um.  Vai pedir um número de CPF “emprestado” a alguma prostituta ou algum “esperto” que vai “emprestar” o CPF em troca de 100 real (sic).  Deve ser isso. Daqui a pouco, com certeza, vai pintar uma nova empresa, pronta para a Copa e para as Olimpíadas, com o slogan:  “Mobile in Brazil is not a problem. Get your chip here. We can lend our CPF number for a small fee”.   Simples assim.  O país dos avessos.

Qualquer bandido usa o celular à vontade, de dentro de qualquer presídio e vários sequestros relâmpago são comandados de DENTRO dos presídios.  Mas…  uma família honesta que vá ao Brasil para passear ou para assistir a Copa, vai ter que percorrer um calvário se quiser fazer uso de um simples celular….

****

A série “Diferenças entre o Brasil e o Canadá”  começou em Julho do ano passado. Se você quiser conhecer a lista de todas as diferenças já publicadas, clique aqui e de lá você terá links para cada uma delas.  Obrigada!


Gostou do que leu?  Que tal compartilhar com seus amigos do Facebook? Basta clicar no botãozinho do Facebook que está aí embaixo!  Obrigada!  🙂

Advertisements

About CeciliArchitect

World Traveler ~ Photographer ~ Social Media Specialist ~ Tourism Vancouver Certified Specialist ~ Independent Tour Manager and Events Coordinator ~ Blogger ~ Architect & Interior Designer (in my previous life)
This entry was posted in Posts em Português and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

10 Responses to Canadá x Brasil – Mil Coisas #23

  1. Wesley says:

    Parabéns pelo post,vou fazer intercambio pro Canada no ano que vem e estava com essa pulga atras da orelha em relação aos chips de celular!

    Relamente comprar chips aqui no brasil é um dor de cabeça, fora os golpes que a gente recebe da operadora,a promoção diz uma coisa mas na pratica é outra!

    Não sei se você está sabendo mais o nosso querido brasil vai bloquear por IMEI qualquer celular que nao tenha sido registrado na anatel, agora imagina a gente que comprar um iphone lá fora (eu só compro os modelos importados por serem mais baratos!) vamos ter que comprar o modelo nacional que custa o olho da cara! (Acredita que o novo iphone 5s na versao mais basica ta saindo 2700 dilmas?) e o pior, imagina os turistas que tem celular importados, como vão usar? Ja que somente celulares nacionais vao funcionar!

    Está cada dia mais dificil viver aqui viu! Nao vejo a hora de ir para o canada também rsrsrs

    Desculpa o comentario gigante,só quis explicar como andam as coisas aq !

    Abraços!

    Like

    • Olá Wesley!

      Que bom que virá para o Canadá! Vai sentir a diferença da quantidade e qualidade de serviços na pele!!! rsrsrs

      Adorei o comentário, e acho importante que os leitores que tenham contribuições a fazer não se acanhem! Se cada um contribuir um pouquinho o benefício é de todos!!!

      Obrigada pela visita ao Blog, um abraço e muito boa sorte até sua vinda!

      Take care!

      Abraços

      Cecilia

      Like

  2. Thiago says:

    Apenas lamentável como tudo, TUDO aqui é mais difícil. Não tem nem o q dizer…

    Like

    • Pois é….

      Tudo no Brasil é difícil, complicado e as leis não são claras, exatamente para permitir que “os amigos do rei” (ou da “rainha”) possam burlar sem maiores problemas…. Muito triste.

      Like

  3. Thiago says:

    Cecilia, tenho uma sugestão de post p/vc. Falar sobre como funciona o mercado de trabalho no Canadá para pessoas com mais idade, 50, 60 anos. Aqui no Brasil com 50 anos eles já deixam a pessoa encostada de lado, queria muito saber sobre a sua experiência aí.

    Like

  4. Renata says:

    Como sempre post excelente e bem esclarecedor!

    Like

  5. David says:

    Oi Cecilia,

    Faz tempo hein?
    Nossa, agora que eu vi vc colocou um monte de postes sobre as diferencas do Brasil X Canada. Gostei muito, vou continuar lendo o resto.

    Fui pra brasil em marco a trabalho, eu usei a TIM. Pra estrangeiro, pode usar passapporte pra ativar o chip na loja da TIM. Tem uma pagina em Ingles tb, mas bem simples.

    http://www.tim.com.br/sp/para-voce/atendimento/international-visitors

    Comparando o Canada com o resto do mundo (USA, Europa e Asia), Canada ainda esta’ pra tras. As tarifas de celular daqui ainda e’ bem caro comparativamente. Tem um protecionismo do governo com as operadoras nacionais daqui, o governo nao deixa a concorrencia chegar aqui (caso Verizon por examplo). Espero que o Canada melhore nesse aspecto.

    Bom passeio no Brasil.

    David

    Like

    • Oi David!

      Que bom ter sua visita! Já tinha onerado que o meu único leitor fiel tinha me abandonado!!! rsrsrs

      Eu também estive no Brasil no mês passado e usei um chip da Claro. Que PORCARIA!!! Não pega em lugar quase nenhum e a Internet era uma lesma-lerda! Argh….

      Concordo com você que no Canadá deveria ter mais competição entre as operadoras, para melhorar o serviço e especialmente o preço! Outro dia vi propaganda da Wind, que pode ser usada aqui e nos USA pelo mesmo preço. Sou capaz de assinar uma linha para experimentar e se gostar depois eu troco o meu Fico por esse…

      Estou de dando uma notícia em PRIMEIRA MÃO, já que você é o meu leitor mais fiel (rsrsrs). Esse blog aqui vai ser apenas sobre arquitetura, decoração, dicas para decorar e viagens. Tudo que eu falo de bem e de mal do Brasil e do Canadá vai voltar para o meu blog antigo, o “Dupla Canadense” (http://www.duplacanadense.blogspot.com) que foi criado em 2010 e tem mais de 130 mil visitantes. Lá eu também tenho (tinha?) leitores fiéis e eles me pediram para continuar escrevendo lá ao invés de aqui no wordpress pois preferem o formato daquela plataforma. Então… vou copiar os posts daqui para lá e passar a escrever os posts novos sobre Canadá e Brasil diretamente de lá! 🙂

      terei muito prazer em receber você lá na minha (velha) “casa”.

      Abraços

      Cecilia

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s